Amigos não convertidos, ter ou não?

06:38


Há uma dúvida andando na cabeça de muita gente por ai, "Eu posso ter um amigo não convertido?". Há quem generaliza e classifica logo como pecado, usando como justificativa que devemos levar uma vida santa e para isso só conseguiremos se nos isolarmos do mundo... Mas, espera aí, se nos mantermos fechadas, caminhando apenas com cristãos, como seremos luz para as outras pessoas? Como iremos evangelizá-las? Ou indo mais além, deixaremos de falar, conviver com os nossos familiares que ainda não aceitaram a Cristo? No meu ponto de vista cada relacionamento deve ser visto de uma forma, deve ser medido.



Há algum tempo o Pastor Silas Malafaia pronunciou em seu blog que amizades profundas com incrédulos não devem existir. 

 [...] Segundo Malafaia, para se começar uma amizade ou escolher alguém é necessário observar alguns pontos.




“Procure observar como ela se comporta sozinha e em grupo, como ela fala, do que gosta, como age quando está sob pressão. Mesmo que se diga cristã, avalie se ela observa ou não a Palavra de Deus, se tem temor a Ele”.

Malafaia, pastor e psicólogo clínico, explica que os cristãos trabalham, estudam e convivem com pessoas que não professam a mesma fé, mas devem conviver com elas dando testemunho de Jesus.

“Todavia, conviver é uma coisa; estabelecer uma amizade profunda, outra, porque amizade implica comunhão de ideias e práticas”, alerta ele.

“O ser humano é um ser social. Seu comportamento é influenciado por aquilo que ele vê, ouve, admira. As pessoas com quem andamos, conversamos e a quem abrimos nosso coração exercem uma forte influência sobre nós. Se não tiverem compromisso com Deus, vão falar de coisas vãs ou más; coisas que ofendem a santidade do Senhor e que, com o tempo, corromperão os costumes cristãos que adquirimos em nossa convivência com nossa família e/ou a Igreja.”

Segundo ele, se o cristão estiver sempre exposto aos valores mundanos isso refletirá em sua fé, e consequentemente poderá adquirir os mesmos hábitos e logo se estenderá à vestimenta, assuntos, músicas e mesmos pontos de vista.

Silas Malafaia exorte que o cristão não tenha amizade íntima, profunda, com os incrédulos, para não ter sua comunhão com Deus rompida. “O contato com eles deve restringir- se à convivência social, profissional, e com o intuito de apontar a salvação em Cristo Jesus”. [...] 


Concordo em parte com o Pastor, acredito sim que pessoas nos influenciam, independente do quanto você diga, um dia será influenciada. Amizades nos levam a vários caminhos, uns bons e outros ruins, dependendo de quem são os nossos amigos e quais são as nossas atitudes com eles. 



Não concordo em me restringir apenas a amizades cristãs, como disse no início tudo deve ser pesado. Devemos avaliar as pessoas com quem estamos andando, não para julgá-las, mas sim para saber se Deus irá se agradar do nosso relacionamento com elas. 



A Bíblia diz que: Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa (Mt 5. 14-15 – NTLH). Nós somos luz, não somos melhores do que ninguém, apenas demos o mais importante passo que um ser humano pode dar, escolhemos receber o amor que Deus tem por nós, nos tornamos filhas Dele. Abrimos o nosso coração para esse amor incondicional e mais do que nosso dever, é uma missão levar este amor a outras pessoas. 

Vamos nos isolar por que? Quando podemos compartilhar com outras pessoas este amor tão lindo de Jesus? 

Jesus é o maior exemplo de amigo, Ele foi amigo de todas as pessoas, ricas ou pobres, crentes ou descrentes, Ele ajudou, Ele amou, e nos ensinou que não podemos nos moldar aos padrões do mundo. Assim como Ele, podemos ter amigos não cristãos e através de nossas atitudes e de nosso viver com Cristo levar o Evangelho até eles. 

Entretanto, há aquelas pessoas que realmente não são boas companhias para nós. Não tenha amigos que desacreditem em você, não tenha amigos que desrespeitam sua fé, seu Deus. Não tenha amigos escarnecedores, indivíduos que a cada dia irão mudar você, te afastar de Deus... Uma das piores coisas para mim, é ver uma pessoa se perdendo por causa de amizade, jamais se perca, só mude o seu 'eu' se for para Deus, só mude se for melhor para a sua vida, para o seu crescimento espiritual, não porque sua melhor amiga disse que você é uma careta só porque vai a igreja, ou porque você é uma bobona que vai nas festas e não dança funk. Você é a Menina dos Olhos de Deus, e não deixe que ninguém mude isso!

A Bíblia mesmo nos aconselha: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1. 1)



Reflita um pouco...


Seus amigos te fazem bem? 
Te aproximam de Deus ou te afastam Dele?

Quais são seus assuntos? Sacanagem ou conversas sadias?

Você tem evangelizado a vida deles? Já os convidou para irem a sua Igreja fazer uma visita?
Você tem sido serva de Deus perante eles ou tem escondido sua fé?
E principalmente, Deus tem se agradado de vocês?   


Portanto, acredito que não seja um erro ter amizades com pessoas não cristãs, vejo Jesus como exemplo, Ele foi amigo de muitos, porém não se influenciou com eles. Devemos ser exemplo, não por uma obrigação, (Por favor, não tenha amizade com um descrente apenas para evangelizá-lo, que você se torne amiga e a evangelização seja feita por amor a ele e a Deus.), que as pessoas possam ver a luz de Deus através de nossos gestos, atitudes e falar... Que os nossos amigos sejam aprovados por Deus, sejam enviados por Ele! Que sejamos mensageiras do amor de Deus entre nossos amigos, entre todos! 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Concordo plenamente com o que você disse. Tenho pra mim que desde o momento que uma amizade me atrapalha eu devo parar, mesmo sendo crente ou não! Cansei de ter amigos "convertidos"que já me afastaram da presença do Senhor. Cabe a nos diferenciar!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha muitos amigos não crentes, e eu percebi que eu estava me deixando levar por eles. Então resolvi me afastar um pouco e me achegar mais para quem eu sabia que iria me ajudar na caminhada com Cristo. Gostei do seu post e concordo com você, mas acha muito difícil agt tem esse discernimento de diferenciar com quem caminhar, ainda mais estando mais nova. Agora que ja tenho um pouco mais de maturidade já estou tando amigos fora do meio evangélicos e tento traze-los para a casa do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Nao acho que amigos nao crentes me atrapalham. Pelo contrario, eles me ajudam mais que meus amigos 'convertidos' ...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar !

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images